CCIBH

Tel/Fax: 55-11-5044-3601

info@ccibh.com.br

Mapa do Site

 

melhor visualizado

em 1024 x 768

Home Conheça a Câmara Associe-se Serviços Dados dos países Links e Oportunidades Notícias
   

CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA BRASIL- HUNGRIA

   

 

 

História
 
 
 

HISTÓRIA

A CCIBH nasceu em 1990 como conseqüência natural e imprescindível das mudanças históricas neste período, no cenário mundial.  É uma época que coincide com o desabamento da então União Soviética, um período caracterizado por um exacerbado recrudescimento de sentimentos nacionalistas no Leste Europeu.  A queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, a extinção do mercado comum do Leste Europeu (COMECOM) são alguns acontecimentos que tiveram profunda repercussão na vida nacional da Hungria. Uma nova ordem política e econômica nasceu lá mudando profundamente o sistema econômico, de economia centralizada para a livre economia de mercado.  Como toda a região, também a Hungria vem sofrendo problemas sérios ligados à transição brusca.  

Essa mudança histórica trouxe quase obrigatoriamente a necessidade de se constituir uma Câmara Brasileira Húngara, com o intuito de tornar presente, e exercer a representação dos interesses nas decisões de natureza econômica entre o Brasil e a Hungria.

Neste ambiente mundial foi constituída a CCIBH quando alguns empresários idealistas com a liderança do André Ranschburg decidiram dar corpo e forma oficial a entidade.   

No ano 1992 o presidente André Ranschburg passou o cargo para Dr. Julius Vajda, que conduziu a Câmara durante 12 anos.  Em 2004 tomou posse uma nova diretoria assumindo a presidência o Sr. Almos Hankó.

Durante os 14 anos de existência, a C.C.I.B.H   não poupou  esforços  em  estreitar  as relações comerciais e culturais  entre os dois paises. Foram organizadas missões comerciais, participando entre outros na 10º-a Reunião da Comissão Mista Brasil – Hungria, em Budapeste.

Foram organizados periodicamente almoços com palestras com homens de destaque dos campos econômicos, políticos e culturais. (Horacio Lafer Piva,  Roberto Schoueri, Emerson Kapaz, Joelmir Betting, Claudia Costin, Stephen Kanitz,  Andréa Matarazzo, Ozires Silva,  Renato Abucham, Bruno Feder etc.  A CCIBH recepcionou e convidou para almoços e jantares o prefeito de Budapeste, Ministros demais autoridades da Hungria.  Em 1992 o Presidente da Republica da Hungria o Dr. Árpád Göncz brindou a Câmara com a sua presença no almoço oferecido pelo André Ranschburg ao ilustre homenageado. 

No ano 1997 por ocasião da visita oficial do Dr. Árpád Göncz ao Brasil, a CCIBH ofereceu café de manha ao ilustre visitante e a sua comitiva, no Colégio Sto. Américo,  com a participação de 82 convidados  da comunidade húngara. 

O boletim Hungria Hoje um noticioso, editado periodicamente pela CCIBH veiculando e informando noticias e acontecimentos econômicos, políticos e culturais da Hungria e do Brasil.

Assim a Câmara é um ponto de referencia